Conteudo sem Limites

...

Pesquisa blog

quarta-feira, 3 de março de 2010

balanço 2009 para Nintendo

É seguro dizer que a tradicional Nintendo continuou capitalizando em seus velhos vícios novamente em 2009, e a estratégia, bem ou por mal, rendeu sucesso. O Wii sofreu uma acentuada queda de vendas no meio do ano em seu mercado natal, o Japão, mas, além de prosseguir em um bom ritmo no Ocidente, foi capaz de voltar ao topo logo no final do ano, em tempo para o boom consumista natalino. O console ainda é líder do mercado e não parece que vai perder o gás tão cedo.
Mas, por outro lado, o catálogo de software de 2009 é a maior prova do continuísmo da companhia. Os maiores sucessos incluíram seqüências ou releituras de games passados, títulos cujo status já está solidificado na cabeça de seu público cativo. Os destaques do ano vão para a versão 3D do clássico Punch-Out!!, o divertido game New Super Mario Bros. Wii e o genial pacote Metroid Prime Trilogy. A Nintendo voltou também a flertar de forma pouco concreta com desenvolvedoras third-party, a típica relação fria de sempre. Os resultados este ano, entretanto, mostraram-se até bem positivos. Novidades importantes são o lançamento do surreal survival horror Silent Hill: Shattered Memories, o bem idealizado e belíssimo Muramasa: The Demon Blade, e o realista simulador de golfe Tiger Woods PGA Tour 10, primeiro a utilizar a funcionalidade do acessório Wii Motion Plus. Falando nele, foi esta a grande novidade no campo de hardware este ano.

O aparelho, um pequeno adicional ao controle Wiimote, possibilita uma maior fidelidade, 1:1, na leitura de movimentos do jogador, de gestos amplos até pequenas mudanças de angulações no pulso. O sistema é, de fato, impressionante, mas sua real capacidade ainda está pra ser provada com algum título de peso. Além do mais, não houve grandes novidades, o preço do console sofreu queda depois dos de seus concorrentes e a promessa para o ano que vem é do Wii Vitality Meter, um aparato que lê o batimento cardíaco do jogador, mas cuja função para videogames soa questionável.

No fim das contas, a Nintendo mostrou suas velhas garras de sempre. A sua apresentação na E3 2009 foi relativamente minguada, ainda mais se comparada ao show dos seus concorrentes. A empresa, quase sempre conhecida por fazer estrondosos espetáculos, jogou com segurança, alardeando o velho refrão “temos um pouco para todos” que foi explorado à exaustão no ano passado. Claro que novidades interessantes como Metroid: Other M e até um novo Zelda apareceram, mas já está mais do que na hora da empresa deixar de lado seu repertório e status construídos, arriscar um pouco mais e cumprir suas promessas para o público hardcore.

Nossas expectativas para o ano que vem? PIKMIN 3! Qualquer coisa, imagens, vídeos, algum anúncio oficial! Esta, afinal, é uma das mais fortes franquias da Nintendo, ao mesmo tempo que tem profundo potencial, que esperamos ser confirmado em alguma altura de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário